Caminhos da Interdisciplinaridade: reflexões sobre um tema fugaz, mas essencial para educação no século XXI

Autores

  • Gladis Franck da Cunha Universidade de Caxias do Sul

Resumo

O presente artigo reflete sobre a interdisciplinaridade e sua aplicabilidade, a partir de vivências pessoais da autora, trazendo a contribuição de vários pesquisadores que forneceram reconhecida contribuições para o tema. A reflexões ao longo do texto buscam dar consistência a um tema fugaz, contribuindo para o estabelecimento de parcerias entre profissionais de diferentes áreas, visando a proposição de atividades interativas e colaborativas que envolvam uma abordagem interdisciplinar, essencial para a formação de profissionais capazes de promover a superação de uma visão restrita ou fragmentada do mundo e das ciências aplicadas. Destaca-se que a educação desempenha papel essencial para construção de uma ponte entre os centros de pesquisa e a população, mas para tanto necessita centrar a ação docente no desenvolvimento de habilidades e competências, usando os conteúdos como instrumento, mas não como o objetivo central da prática pedagógica, pois um indivíduo competente saberá aplicar conhecimentos de ciência e tecnologia e procedimentos de investigação científica em diferentes contextos, buscando alternativas satisfatórias para as situações novas que se apresentem.

Biografia do Autor

Gladis Franck da Cunha, Universidade de Caxias do Sul

Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologias

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

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Publicado

2016-05-19

Como Citar

Franck da Cunha, G. (2016). Caminhos da Interdisciplinaridade: reflexões sobre um tema fugaz, mas essencial para educação no século XXI. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 1(1), 31–38. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/4307