Caminhos da Interdisciplinaridade: reflexões sobre um tema fugaz, mas essencial para educação no século XXI
Resumo
O presente artigo reflete sobre a interdisciplinaridade e sua aplicabilidade, a partir de vivências pessoais da autora, trazendo a contribuição de vários pesquisadores que forneceram reconhecida contribuições para o tema. A reflexões ao longo do texto buscam dar consistência a um tema fugaz, contribuindo para o estabelecimento de parcerias entre profissionais de diferentes áreas, visando a proposição de atividades interativas e colaborativas que envolvam uma abordagem interdisciplinar, essencial para a formação de profissionais capazes de promover a superação de uma visão restrita ou fragmentada do mundo e das ciências aplicadas. Destaca-se que a educação desempenha papel essencial para construção de uma ponte entre os centros de pesquisa e a população, mas para tanto necessita centrar a ação docente no desenvolvimento de habilidades e competências, usando os conteúdos como instrumento, mas não como o objetivo central da prática pedagógica, pois um indivíduo competente saberá aplicar conhecimentos de ciência e tecnologia e procedimentos de investigação científica em diferentes contextos, buscando alternativas satisfatórias para as situações novas que se apresentem.Downloads
Publicado
2016-05-19
Como Citar
Franck da Cunha, G. (2016). Caminhos da Interdisciplinaridade: reflexões sobre um tema fugaz, mas essencial para educação no século XXI. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 1(1), 31–38. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/4307
Edição
Seção
Artigos de Revisão
Licença
Copyright (c) 2021 Gladis Franck da Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.