Professora Vânia Elisabete Schneider e a alquimia de transformar lixo em ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/25253824.v5.n9.01

Palavras-chave:

Vania Elisabete Schneider, professora, pesquisadora, amiga

Resumo

Este artigo homenageia uma professora, amiga e pesquisadora ou seria uma pesquisadora, amiga e professora? Essas dúvidas se evidenciam ao longo do artigo, pois o leitor verá como é difícil separar estas três dimensões. Nossa “alquimista” tem como uma de suas características compartilhar com os acadêmicos e colegas dos vários cursos de Graduação e Pós-Graduação em que leciona todas as suas descobertas, entusiasmo e habilidades de pesquisa de forma intensa e amorosa. Apesar de seu extenso e impressionante currículo acadêmico e profissional, a professora Vania se destaca pela generosidade acadêmica e por “abraçar” as pessoas colocando-as como iguais. Destacam-se, ainda, suas saídas à campo, sempre repletas de motivação, alegria e seriedade, seu labor incansável por equipar os laboratórios de pesquisa e/ou ensino em que atua e sua produção científica, fruto de muitos projetos de pesquisa aprovados por agências de fomento. Escreve e publica muitos artigos e tem organizado muitos eventos científicos importantes. Impressionante como o mar, Vania é aquela educadora que forma em qualquer espaço, é a bióloga apaixonada que insiste em querer salvar o planeta e nos impõe um amor e uma responsabilidade pela qualidade ambiental e de vida.

Referências

Schneider, V. E. Currículo Lattes: Resumo. (Texto informado pelo autor). Plataforma Lattes. [2021] disponível em: http://lattes.cnpq.br/9940289333509769 Acesso 31/03/2021.

PESSOA, F. Mensagem. Lisboa: Parceria António Maria Pereira, 1934 (Lisboa: Ática, 10ª ed. 1972). Disponívem em: Arquivo Pessoa: Obra Édita, http://arquivopessoa.net/textos/2405 Acesso em 06/05/2021.

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Cunha, G. F., Rech Stedile, N. L., Villas-Boas, V. ., Poletto, M., & Marcon Angheben, F. (2021). Professora Vânia Elisabete Schneider e a alquimia de transformar lixo em ciência. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 5(9), 5–10. https://doi.org/10.18226/25253824.v5.n9.01