Espaços potenciais-proximais virtuais: relato de experiência educacional em tempos de pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/25253824.v6.n11.01

Palavras-chave:

Vigotski, Winnicott, Relato de Experiência, COVID-19, Educação

Resumo

Relatam-se as atividades desenvolvidas em extensão universitária, para o enfrentamento dos desafios do distanciamento físico imposto pela pandemia da Covid-19, com a criação de “Espaços potenciais-proximais virtuais”. Objetivou-se relatar as experiências dos autores na condução do curso “Espaços potenciais-proximais virtuais: relato de experiência educacional em tempos de pandemia da Covid-19 ”. Os recursos tecnológicos e virtuais empregados estavam disponíveis e utilizados em pesquisas do grupo, na graduação e pós-graduação. O referido curso buscou estabelecer diálogos entre os referenciais teórico-metodológicos da Psicanálise winnicottiana e da Psicologia vigotskiana que, apesar de suas especificidades, apresentam-se como expoentes no estudo do desenvolvimento humano. Foi desenvolvido por meio de atividades síncronas e assíncronas, que culminaram na elaboração de sínteses interpretativas, em conjunto com discentes e docentes, com níveis de complexidade e aprofundamento do desenvolvimento histórico das proposições conceituais dos dois autores estudados. Resultou na identificação das aproximações de relações potencializadoras oriundas das interações e experiências na Zona de Desenvolvimento Proximal/Iminente vigotskiana e nos espaços/ambientes potenciais winnicottianos; bem como concepções de arte e de criatividade como potencialidades criativas genuínas, sociais e históricas. Além disso, destaca-se o distanciamento de posição de bases epistemológicas com vertente mais social ou mais individual e, por fim, sugerem indagações acerca da possibilidade de articulação entre a concepção winnicottiana da tendência inata vital e potencial ao amadurecimento, e o potencial humano vigotskiano com características históricas e sociais. As repercussões incidem no movimento de articulação de diferentes matrizes de pensamento, rompendo com uma cultura, no campo da Psicologia, de distanciamento entre diferentes vertentes teórico-metodológicas. Por fim, reflete sobre planejamento de estratégias para o enfrentamento e transposição de questões apresentadas pelo cenário pandêmico à manutenção das atividades acadêmicas.

Biografia do Autor

Maria Laura Barros da Rocha, Universidade Federal de Alagoas

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas.

Luciano Domingues Bueno, Universidade Federal de Alagoas

Psicólogo, graduado pela Universidade Federal de Alagoas. Especialização em saúde do adulto e do idoso pelo Programa de Residência Multiprofissional (HUPAA/UFAL) [2018 – 2020]. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas.

Alana Madeiro de Melo Barboza

Psicóloga clínica, Mestre e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas, Especialista em Psicologia e Desenvolvimento Infantil pela FAMEESP, com Formação em Psicoterapia com crianças pelo Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem, e Pós-graduanda em Estimulação Precoce, pelo Centro de Estudos Lydia Coriat/SP.

Kedma Augusto Martiniano Santos , Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas.

Paula Orchiucci Miura, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta do Instituto de Psicologia e docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Alagoas.

Adélia Augusta Souto de Oliveira , Universidade Federal de Alagoas

Professora Titular do Instituto de Psicologia e docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Alagoas. Realizou estágios pós doutoral em Educação na Universidade do Minho (2018-2019) e em Psicologia Social na Universidad de Barcelona (2011). 

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

Barros da Rocha, M. L., Domingues Bueno, L., Madeiro de Melo Barboza, A., Augusto Martiniano Santos , K., Orchiucci Miura, P., & Augusta Souto de Oliveira , A. (2022). Espaços potenciais-proximais virtuais: relato de experiência educacional em tempos de pandemia da Covid-19. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 6(11), 4–9. https://doi.org/10.18226/25253824.v6.n11.01