O Impacto da Educação Financeira no nível de Inclusão Financeira em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.18226/25253824.v7.n12.10Palavras-chave:
Educação Financeira, Inclusão Financeira, Moçambique.Resumo
O presente artigo é sobre como a educação financeira contribui para o aumento da inclusão financeira em Moçambique, este é um estudo de revisão bibliográfica, tendo como base o plano de inclusão financeira da Bolsa de valores de Moçambique e o inquérito sobre Fortalecimento da capacidade e a inclusão financeira em Moçambique, portanto a inclusão financeira representa o nível de abrangência de tais serviços financeiros a população, enquanto a educação financeira representa um processo de aprendizagem de conceitos e dos serviços financeiros disponíveis no mercado que irão facultar e flexibilizar, possibilitando o uso adequado do dinheiro e ajudara a construir uma sociedade com indivíduos com responsabilidade financeira. Verificaremos nos três tópicos o desenvolvimento da educação financeira, de inclusão financeira do nível de inclusão financeira em Moçambique, culminando com uma análise feita do embasamento teórico, possibilitando concluir que embora tenham outros componentes também relevantes para o efeito, a educação financeira contribui significativamente para o nível de inclusão financeira em Moçambique.
Referências
Pelicioli, A. F. (2011). A relevância da educação financeira na formação de jovens (Master's thesis, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Recuperado de http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3405
WBG (2014). Fortalecendo a capacidade e a inclusão financeira em Moçambique: avaliação do lado da demanda. Washington, DC.
Libâneo, C. J. (1990). Didática. São Paulo, Cortez Editora
Pires, V. (2006). Finanças pessoais fundamentos e dicas. Piracicaba: Editora Equilíbrio.
Gitman, L. J. (2010). Pincipios de administração financeira (12a Ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall
OCDE (2005). Improving Financial Literacy: Analysis of issues and policies. Paris, France.
BVM (2019). Programa de educação financeira da BVM -2020- 2024. Maputo, Moçambique recuperado de http://www.bvm.co.mz/boletim_cotacoes/Programa-de-Educacao-Financeira-BVM-2020-2024.pdf
Kassardjian, A. C. C. (2013). Educação financeira infantil, como o incentivo a essa prática pode auxiliar na formação de adultos financeiramente mais conscientes. Fundação Getúlio Vargas–Escola de Administração de Empresas de São Paulo. São Paulo, Brasil.
Mantoan, M. T. E. & Prieto, R. G. (2003). Inclusão escolar, oque e? por que? Como fazer?. São Paulo, Moderna.
Gardeva, A. e E. Rhyne. (2011). Opportunities and Obstacles to Financial Inclusion: Survey Report. Center for Financial Inclusion at Accion International, Publication 12.
CGAP (2011).Global Standard-Setting Bodies and Financial Inclusion for the Poor: Toward Proportionate Standards and Guidance. White Paper Prepared by Consultative Group to Assist the Poor - CGAP on Behalf of the G-20’s Global Partnership for Financial Inclusion. Washington, D.C.
BM (2013). Desafios da Inclusão Financeira em Moçambique Uma Abordagem do Lado da Oferta. Pemba, Moçambique
BM (2021). Relatório de inclusão financeira 2020 (5a Ed.).Maputo, Moçambique
INE (2017). Resultados Definitivos: Censo 2017, IV recenseamento geral da população e habitação. recuperado de http://www.ine.gov.mz/iv-rgph-2017/mocambique/apresentacao-resultados-do-censo-2017-1&sa=U&ved=2ahUKEwiru4a4jMnyAhX_g_0HHazYDv0QFnoECAAQAQ&usg=AOvVaw2DYdo4tEP1pqpkNf_nJsBS
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ramos Hilario Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.