O desenvolvimento de um projeto de pesquisa como estratégia de aprendizagem ativa no Ensino Fundamental

Autores/as

  • Janice Corbelini Mejolaro Secretaria Municipal de Educação - Bento Gonçalves
  • Luciane Dutra Ribeiro Secretaria Municipal de Educação - Bento Gonçalves

Resumen

Resumo: O presente artigo descreve e analisa uma experiência de ensino realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulysses Leonel de Gasperi de Bento Gonçalves, RS. Por meio de uma metodologia de trabalho docente que favorece a participação integral dos educandos em um processo de aprendizagem ativa pela realização de atividades de pesquisa, os alunos do oitavo ano foram desafiados a buscar possíveis soluções para os desafios enfrentados na disputa por espaços entre a agricultura e urbanização, no bairro em que a Escola está situada. Neste processo, os alunos foram orientados pela professora de Ciências e pela Orientadora Educacional da escola, que haviam participado de um curso de capacitação ofertado pela UCS. O problema escolhido levou os estudantes a refletirem sobre a importância da adoção de uma alimentação mais saudável, através da criação de hortas orgânicas, bem como analisar se é possível implementar mudanças comportamentais significativas, levando em consideração o passado, presente e projeções futuras para as famílias do bairro em que se situa a escola. Como resultado, observou-se a ampla participação dos alunos da turma que geraram um trabalho que foi apresentado na II Mostra Científica do CARVI e foi classificado como o segundo melhor trabalho apresentado na edição de 2019.

Palavras-Chaves: aprendizagem, projeto de pesquisa, hortas orgânicas, alimentação saudável.

Biografía del autor/a

Janice Corbelini Mejolaro, Secretaria Municipal de Educação - Bento Gonçalves

Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulysses Leonel de Gasperi

Luciane Dutra Ribeiro, Secretaria Municipal de Educação - Bento Gonçalves

Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulysses Leonel de Gasperi

Publicado

2019-12-12

Cómo citar

Corbelini Mejolaro, J., & Dutra Ribeiro, L. (2019). O desenvolvimento de um projeto de pesquisa como estratégia de aprendizagem ativa no Ensino Fundamental. Revista Interdisciplinaria De Ciencias Aplicadas, 4(8), 17–22. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/7989

Número

Sección

Comunicaciones Cortas