O desenvolvimento de um projeto de pesquisa como estratégia de aprendizagem ativa no Ensino Fundamental
Resumen
Resumo: O presente artigo descreve e analisa uma experiência de ensino realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulysses Leonel de Gasperi de Bento Gonçalves, RS. Por meio de uma metodologia de trabalho docente que favorece a participação integral dos educandos em um processo de aprendizagem ativa pela realização de atividades de pesquisa, os alunos do oitavo ano foram desafiados a buscar possíveis soluções para os desafios enfrentados na disputa por espaços entre a agricultura e urbanização, no bairro em que a Escola está situada. Neste processo, os alunos foram orientados pela professora de Ciências e pela Orientadora Educacional da escola, que haviam participado de um curso de capacitação ofertado pela UCS. O problema escolhido levou os estudantes a refletirem sobre a importância da adoção de uma alimentação mais saudável, através da criação de hortas orgânicas, bem como analisar se é possível implementar mudanças comportamentais significativas, levando em consideração o passado, presente e projeções futuras para as famílias do bairro em que se situa a escola. Como resultado, observou-se a ampla participação dos alunos da turma que geraram um trabalho que foi apresentado na II Mostra Científica do CARVI e foi classificado como o segundo melhor trabalho apresentado na edição de 2019.
Palavras-Chaves: aprendizagem, projeto de pesquisa, hortas orgânicas, alimentação saudável.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Janice Corbelini Mejolaro, Luciane Dutra Ribeiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors keep the copyright and cede to the journal the right of publishing first. Published works are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.