PIBID – UCS Educação Física: Caminhos Percorridos

Autores/as

  • Eliete Maria Scopel Universidade de Caxias do Sul

Resumen

A Educação Física é um componente curricular importante para o desenvolvimento integral do indivíduo, haja vista que contribui, significativamente, para o desenvolvimento integral das crianças que se encontram na faixa etária entre 6 e 12 anos de idade. Este artigo objetiva apresentar as ações desenvolvidas pelo grupo de bolsistas do “Pibid Educação Física” da Universidade de Caxias do Sul (UCS), no período de 2014 a 2017. O subprojeto “Redescobrindo a Educação Física nos Anos Inicias do Ensino Fundamental” envolve 23 alunos do curso de Licenciatura em Educação Física da UCS – Campus de Vacaria, uma professora-supervisora graduada em Educação Física que atua na escola- parceira e a coordenadora do subprojeto docente do curso de Licenciatura em Educação Física da UCS. Participam, indiretamente, também, 10 docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, graduados em diferentes áreas do conhecimento, e 330 educandos que frequentam a pré-escola, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Professor José Fernandes de Oliveira, situada no Município de Vacaria. Considera-se que o Pibid contribuiu para que os acadêmicos se inserissem na cultura escolar, por meio da apropriação e de reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente. Além de favorecer uma aproximação da Instituição de Ensino Superior com a escola pública, propiciou melhoras na qualidade do ensino de Educação Física para os educandos envolvidos no referido subprojeto.

Biografía del autor/a

Eliete Maria Scopel, Universidade de Caxias do Sul

Curso de Licenciatura em Educação Física

Universidade de Caxias do Sul/CAMVA

Subprojeto Educação Física - PIBID/UCS

Publicado

2018-03-22

Cómo citar

Scopel, E. M. (2018). PIBID – UCS Educação Física: Caminhos Percorridos. Revista Interdisciplinaria De Ciencias Aplicadas, 3(5), 13–16. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/6082