A importância da capacitação para o uso de tecnologias da informação na prática pedagógica de professores de ciências

Autores/as

  • Luís César Minozzo Universidade de Caxias do Sul
  • Gladis Franck da Cunha Universidade de Caxias do Sul
  • Marilda Machado Spíndola Universidade de Caxias do Sul

Resumen

Este trabalho analisa os resultados obtidos em um curso de formação continuada, que teve por objetivo capacitar professores de Ciências para utilização de recursos do universo tecnológico, disponíveis em escolas da rede pública do município de Bento Gonçalves/RS. A relevância do presente trabalho se justifica pela carência de profissionais da educação que se sintam qualificados para utilização dessas tecnologias na sua ação pedagógica. Observou-se que, apesar das dificuldades apresentadas pelos professores em relação ao conhecimento básico de informática, a vivência com as ferramentas digitais, durante o curso de formação, encorajou os participantes a aplicá-las na prática docente, levando-os a perceber uma maior aproximação com os estudantes. As discussões realizadas durante a capacitação visaram, principalmente, a aplicação de metodologias alternativas no ensino de Ciências. Os relatos das diferentes experiências levam a concluir que o professor pode criar possibilidades atrativas e motivadoras para os estudantes, através dos recursos tecnológicos inseridos em uma didática diferenciada e contextualizada.

Biografía del autor/a

Luís César Minozzo, Universidade de Caxias do Sul

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Gladis Franck da Cunha, Universidade de Caxias do Sul

Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologias

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Marilda Machado Spíndola, Universidade de Caxias do Sul

Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologias

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Publicado

2016-05-19

Cómo citar

Minozzo, L. C., Franck da Cunha, G., & Spíndola, M. M. (2016). A importância da capacitação para o uso de tecnologias da informação na prática pedagógica de professores de ciências. Revista Interdisciplinaria De Ciencias Aplicadas, 1(1), 22–25. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/4306