O uso da plataforma Khan Academy como uma proposta diferenciada no ensino da Matemática

Authors

  • Elisete Salvador Otobelli PPGECiMa - UCS
  • Graziéla Rossetto Giron PPGECiMa - UCS
  • Graziele Dall´Acua PPGECiMa - UCS
  • Leonardo Poloni PPGECiMa - UCS
  • Marcelo Puziski PPGECiMa - UCS
  • Rafaela Padilha PPGECiMa - UCS
  • Carine Webber PPGECiMa - UCS
  • Marilda Machado Spindola PPGECiMa - UCS

Abstract

O site Khan Academy disponibiliza diversos recursos didáticos em várias áreas do conhecimento como matemática, biologia, química, física, astronomia, medicina, computação. Os conteúdos da matemática estão divididos em 557 habilidades que envolvem desde operações básicas até exercícios mais avançados de álgebra, geometria e cálculo. A Khan Academy disponibiliza os conteúdos para os usuários a partir de exercícios e videoaulas de acordo com a matéria selecionada. Também é possível acessar resumos, exemplos e exercícios para praticar. Com o objetivo de tornar o processo de aprendizagem mais atrativo e empolgante, principalmente para crianças e adolescentes, o usuário é convidado a formar um perfil no qual vai somando pontuação de acordo com os acertos dos exercícios, podendo ser recompensado até por medalhas. Nesse contexto, a plataforma pode ser muito útil para estudantes autodidatas que precisam aprender determinado conteúdo por iniciativa própria, como também pode ser utilizada por professores como um recurso de apoio para a aprendizagem.

Author Biography

Marilda Machado Spindola, PPGECiMa - UCS

Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologia

Published

2018-12-22

How to Cite

Otobelli, E. S., Giron, G. R., Dall´Acua, G., Poloni, L., Puziski, M., Padilha, R., … Spindola, M. M. (2018). O uso da plataforma Khan Academy como uma proposta diferenciada no ensino da Matemática. Interdisciplinary Journal of Applied Science, 3(6), 21–27. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/6813

Issue

Section

Complete Articles