“Agora Vai ou Deixa para Próxima?”: Identificação das Heurísticas e Vieses no Discurso dos Demandantes Participantes da 12ª Semana Nacional de Conciliação
Abstract
Tversky e Kahneman (1981) dizem que o modo como o problema é descrito para os tomadores de decisão causam mudanças significativas de preferências. Isto significa que, diante de situações de escolhas, ao invés do sujeito analisar todas as informações e probabilidades, ele pode se basear num número limitado de princípios heurísticos e vieses, reduzindo a complexidade das tarefas e tornando o processo de escolha mais simples, ignorando, portanto, os riscos envolvidos. Além disso, pesquisadores como Dan Ariely, Richard Thaler, Cass R. Sunstein, George Loewenstein afirmam que é preciso analisar como a decisão é tomada e não somente o resultado da decisão, afinal, não há razão racional que explique porque as pessoas tomam decisões que as prejudicam. Neste sentido, este artigo teve como objetivo identificar as heurísticas e vieses no discurso dos demandantes participantes da 12ª Semana Nacional de Conciliação. Para isto, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio da análise de conteúdo dos depoimentos dos demandantes durante a conciliação. Foi identificado que a autoconfiança excessiva, otimismo excessivo, contas mentais e desconto hiperbólico subjetivo foram os vieses mais recorrentes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors keep the copyright and cede to the journal the right of publishing first. Published works are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.