PIBID – UCS Educação Física: Caminhos Percorridos
Abstract
A Educação Física é um componente curricular importante para o desenvolvimento integral do indivíduo, haja vista que contribui, significativamente, para o desenvolvimento integral das crianças que se encontram na faixa etária entre 6 e 12 anos de idade. Este artigo objetiva apresentar as ações desenvolvidas pelo grupo de bolsistas do “Pibid Educação Física” da Universidade de Caxias do Sul (UCS), no período de 2014 a 2017. O subprojeto “Redescobrindo a Educação Física nos Anos Inicias do Ensino Fundamental” envolve 23 alunos do curso de Licenciatura em Educação Física da UCS – Campus de Vacaria, uma professora-supervisora graduada em Educação Física que atua na escola- parceira e a coordenadora do subprojeto docente do curso de Licenciatura em Educação Física da UCS. Participam, indiretamente, também, 10 docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, graduados em diferentes áreas do conhecimento, e 330 educandos que frequentam a pré-escola, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Professor José Fernandes de Oliveira, situada no Município de Vacaria. Considera-se que o Pibid contribuiu para que os acadêmicos se inserissem na cultura escolar, por meio da apropriação e de reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente. Além de favorecer uma aproximação da Instituição de Ensino Superior com a escola pública, propiciou melhoras na qualidade do ensino de Educação Física para os educandos envolvidos no referido subprojeto.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors keep the copyright and cede to the journal the right of publishing first. Published works are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.