Caminhos da Interdisciplinaridade: reflexões sobre um tema fugaz, mas essencial para educação no século XXI
Abstract
O presente artigo reflete sobre a interdisciplinaridade e sua aplicabilidade, a partir de vivências pessoais da autora, trazendo a contribuição de vários pesquisadores que forneceram reconhecida contribuições para o tema. A reflexões ao longo do texto buscam dar consistência a um tema fugaz, contribuindo para o estabelecimento de parcerias entre profissionais de diferentes áreas, visando a proposição de atividades interativas e colaborativas que envolvam uma abordagem interdisciplinar, essencial para a formação de profissionais capazes de promover a superação de uma visão restrita ou fragmentada do mundo e das ciências aplicadas. Destaca-se que a educação desempenha papel essencial para construção de uma ponte entre os centros de pesquisa e a população, mas para tanto necessita centrar a ação docente no desenvolvimento de habilidades e competências, usando os conteúdos como instrumento, mas não como o objetivo central da prática pedagógica, pois um indivíduo competente saberá aplicar conhecimentos de ciência e tecnologia e procedimentos de investigação científica em diferentes contextos, buscando alternativas satisfatórias para as situações novas que se apresentem.Downloads
Published
2016-05-19
How to Cite
Franck da Cunha, G. (2016). Caminhos da Interdisciplinaridade: reflexões sobre um tema fugaz, mas essencial para educação no século XXI. Interdisciplinary Journal of Applied Science, 1(1), 31–38. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/4307
Issue
Section
Review Articles
License
Copyright (c) 2021 Gladis Franck da Cunha
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors keep the copyright and cede to the journal the right of publishing first. Published works are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.