A importância da capacitação para o uso de tecnologias da informação na prática pedagógica de professores de ciências
Abstract
Este trabalho analisa os resultados obtidos em um curso de formação continuada, que teve por objetivo capacitar professores de Ciências para utilização de recursos do universo tecnológico, disponíveis em escolas da rede pública do município de Bento Gonçalves/RS. A relevância do presente trabalho se justifica pela carência de profissionais da educação que se sintam qualificados para utilização dessas tecnologias na sua ação pedagógica. Observou-se que, apesar das dificuldades apresentadas pelos professores em relação ao conhecimento básico de informática, a vivência com as ferramentas digitais, durante o curso de formação, encorajou os participantes a aplicá-las na prática docente, levando-os a perceber uma maior aproximação com os estudantes. As discussões realizadas durante a capacitação visaram, principalmente, a aplicação de metodologias alternativas no ensino de Ciências. Os relatos das diferentes experiências levam a concluir que o professor pode criar possibilidades atrativas e motivadoras para os estudantes, através dos recursos tecnológicos inseridos em uma didática diferenciada e contextualizada.Downloads
Published
2016-05-19
How to Cite
Minozzo, L. C., Franck da Cunha, G., & Spíndola, M. M. (2016). A importância da capacitação para o uso de tecnologias da informação na prática pedagógica de professores de ciências. Interdisciplinary Journal of Applied Science, 1(1), 22–25. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/4306
Issue
Section
Complete Articles
License
Authors keep the copyright and cede to the journal the right of publishing first. Published works are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.