Aprendizagem histórica na perspectiva da práxis: contribuições para o ensino e a aprendizagem de História na Educação Infantil

Autores

  • Andressa Garcia Pinheiro de Oliveira

Palavras-chave:

Aprendizagem histórica. Ensino de História. Educação Infantil.

Resumo

Neste texto, são discutidas as características da aprendizagem histórica na Educação Infantil, a partir da análise de produções acadêmicas brasileiras. A investigação está fundamentada em debates no campo da Educação Histórica, em autores como: Rüsen (2001, 2010, 2015); Cooper (2002, 2006, 2012); Schmidt (2012); Sanches (2015); Oliveira (2013, 2019) e Divardim (2017). Os resultados demonstram que a intencionalidade no ensino de História para crianças pequenas é marcado por concepções que dissociam o processo de aprendizagem histórica de sua ciência de referência. Por outro lado, práticas que não costumam ser compreendidas como aprendizagem histórica são mobilizadas por questões da cultura histórica de nosso tempo e fundamentadas em recentes debates no campo de estudos da infância, indicando elementos sobre as possibilidades de aprendizagem histórica na perspectiva da práxis.

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

Pinheiro de Oliveira, A. G. (2021). Aprendizagem histórica na perspectiva da práxis: contribuições para o ensino e a aprendizagem de História na Educação Infantil. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 19(38). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9990