Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História: relações possíveis entre comunidades escolares e comunidades tradicionais

Autores

  • Carla Beatriz Meinerz
  • Helen Estéfany dos Santos Pinheiro

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais. Comunidades tradicionais. Ensino de história.

Resumo

O artigo apresenta resultados de estudos que problematizam conexões entre o Ensino de História, a Educação das Relações Étnico-Raciais e a relação das comunidades escolares com as comunidades tradicionais, especificadamente quilombolas e indígenas. Destaca as formas de recepção da Lei 10.639/03, nas escolas do município de Palmares do Sul, localizadas em terras próximas de uma aldeia Mbya Guarani – Teko’a Yriapú, assim como de um Quilombo – Limoeiro. O marco temporal da análise vincula-se ao contexto pós-aprovação das Diretrizes Curriculares correlatas à Lei, em 2004. Apresenta produção de dados, de caráter teórico e empírico, com metodologia deabordagem qualitativa, como análise documental, entrevistas e grupo de discussão. Referencia teoricamente autores da perspectiva pós-colonial e descolonial. Observa ações promovidas pelos educadores e gestores do sistema educativo local para enfrentamento de preconceitos raciais.

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Publicado

2018-09-21

Como Citar

Meinerz, C. B., & dos Santos Pinheiro, H. E. (2018). Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História: relações possíveis entre comunidades escolares e comunidades tradicionais. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 17(33). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6687