Para além do dia 19 de abril: a temática indígena na escola, entre limites e possibilidades

Autores

  • Maria da Penha da Silva

Resumo

Este texto resulta de uma pesquisa de Mestrado em Educação, cujo objetivo geral foi compreender as práticas pedagógicas sobre a temática indígena nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas escolas municipais de Pesqueira, PE, entre os anos de 2013 e 2015. Nesse município habita o povo indígena Xukuru do Ororubá, sendo comum a presença de crianças indígenas nas escolas públicas no contexto urbano, sobretudo crianças advindas de famílias Xukuru que residem na cidade. Neste artigo, procura-se evidenciar os limites e as possibilidades de superação de práticas docentes convencionais sobre a temática indígena, em uma das escolas mais próxima da área indígena. Nota-se que, para além da comemoração do conhecido Dia do Índio, as professoras têm empreendido esforços para visibilizar a presença indígena no passado e no presente.

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Publicado

2018-09-21

Como Citar

da Silva, M. da P. (2018). Para além do dia 19 de abril: a temática indígena na escola, entre limites e possibilidades. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 17(33). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6684