O que pensamos sobre o que é ensinado sobre nós

Autores

  • Danielle Krislaine Pereira
  • Sandra Regina Ferreira de Oliveira

Palavras-chave:

Sociedades indígenas. Ensino de História. Livro didático.

Resumo

Esse texto é parte de uma pesquisa de mestrado mais ampla, que tem por indagação central identificar como avançar na direção de um ensino/ aprendizagem mais significativo sobre as sociedades indígenas na escola. Os resultados de pesquisas sobre como os povos indígenas são abordados no livro didático, foram sistematizados e apresentados a sete pessoas que compõem as sociedades indígenas Kaingang, Guarani e Xetá que, por meio de entrevistas, socializaram suas interpretações sobre os mesmos. Neste texto, apresenta-se o conceito de tradução (SANTOS, 2002), o conteúdo das pesquisas e as análises efetuadas pelos indígenas.

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

Pereira, D. K., & de Oliveira, S. R. F. (2018). O que pensamos sobre o que é ensinado sobre nós. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 17(33). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6683