Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolar

Autores

  • Flávia Eloisa Caimi UPF

Palavras-chave:

História escolar. Mulheres. Fonte histórica.

Resumo

A proposta deste estudo, pautada em metodologia bibliográficodocumental,
se inscreve na perspectiva de uma historiografia que busca dar visibilidade às mulheres do Rio Grande do Sul no século XIX, no que diz respeito às suas lutas e interações na sociedade da época. Em seus propósitos, o texto focaliza, especialmente, a intencionalidade de oferecer alguns recursos documentais para abordar o tema no campo da história escolar, os quais possam subsidiar o professor em seu trabalho em sala de aula. Espera-se que, ao manusear documentos históricos advindos de diferentes fontes e segmentos da
sociedade, os alunos reconheçam que coexistiram, no mesmo espaço social e na
mesma cronologia temporal, mulheres submissas, mulheres rebeldes, mulheres
autônomas, mulheres dependentes e, nesse sentido, o olhar sobre a figura
feminina na história deve reconhecer a multiplicidade de papéis e significados
negociada entre homens, mulheres e instituições sociais de seu tempo.

Biografia do Autor

Flávia Eloisa Caimi, UPF

Professora-Titular na Universidade de Passo Fundo (UPF) no curso de História e no Programa de Pós-Graduação em Educação. 

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

Caimi, F. E. (2016). Mulheres do século XIX no Rio Grande do Sul: uma abordagem metodológica para a história escolar. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 15(29), 98. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4480

Edição

Seção

Dossiê