Uma história infame: Maria Balteira e suas possibilidades na sala de aula
Palavras-chave:
Maria Balteira. Protagonistas anônimos. Micro-história. Ensino de História.Resumo
Este estudo apresenta a personagem medieval Maria Balteira como possibilidade pedagógica, a fim de problematizar a importância de sujeitos considerados anônimos para a contextualização histórico-social, com vistas a incentivar a tomada de consciência do estudante acerca do seu próprio potencial como protagonista histórico. Embora na atual historiografia haja urgência em falar sobre grupos sociais não hegemônicos, no contexto escolar, essa temática ainda não aparece de forma efetiva. Os livros didáticos, por exemplo, normalmente absorvem a produção acadêmica e refletem uma historiografia tradicional, com pouca visibilidade a registros de indivíduos anônimos. O trabalho propõe um roteiro pedagógico que dá relevância à personagem Maria Balteira e que a contextualiza no cenário cultural da Idade Média, por meio das cantigas medievais que a mencionam. O referencial teórico que sustenta esta abordagem é definido pela intersecção de estudos literários, tomando por base Manuel Lapa (1995), e históricos, focalizando Peter Burke (2010), Ronaldo Vainfas (2002) e Michel Foucault (2003). Esses autores apresentam possibilidades de uma história mais abrangente e, ao mesmo tempo, conferem ênfase à micro-história, lançando luz sobre os chamados “protagonistas anônimos”, cujas histórias “infames” são portadoras de elementos importantes a serem discutidos e refletidos pelos professores e alunos nas aulas de História.