PARADA GAY DE PELOTAS NAS PÁGINAS DO NUANCES: IMPRENSA, VISIBILIDADE E POLÍTICA

Autores

  • Fabiano Pretto Neis Universidade Federal de Pelotas
  • Fábio Vergara Cerqueira Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Diversidade Sexual, Avenida da Diversidade, Movimento Homossexual

Resumo

O presente artigo é fruto da comunicação apresentada na II Jornada da Diversidade Sexual da Universidade Federal de Pelotas. Tendo como objetivo a análise, através do Jornal do Nuances, do surgimento da Avenida da Diversidade (Parada Gay) na cidade de Pelotas, tendo como recorte temporal os anos de 2002 a 2006. De uma forma abrangente, o artigo aborda o contexto do surgimento dos movimentos LGBT a partir de 28 de junho de 1969 e a imprensa alternativa como ferramenta para a visibilidade destes movimentos.  

Biografia do Autor

Fabiano Pretto Neis, Universidade Federal de Pelotas

Formado em História-Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atualmente mantenho vínculo com o Programa de Pós-Graduação em História da UFPel, na linha de pesquisa Sociedade e Cultura. Na área de ensino de história, trabalho com a diversidade sexual em sala de aula.

Fábio Vergara Cerqueira, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Antropologia Social, com concentração em Arqueologia Clássica, pela USP. Professor Associado no Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Downloads

Publicado

2015-03-04

Como Citar

Neis, F. P., & Cerqueira, F. V. (2015). PARADA GAY DE PELOTAS NAS PÁGINAS DO NUANCES: IMPRENSA, VISIBILIDADE E POLÍTICA. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 13(26). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2789

Edição

Seção

Dossiê