Estado, Sociedade e o Nascimento da Prisão na América Latina

Autores

  • Tiago Da Silva Cesar Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Palavras-chave:

Estado, América Latina, Prisões

Resumo

As prisões são espaços de castigo que nos acompanham desde muito longe, servindo por longo período majoritariamente para custodiar o réu até seu julgamento e aplicação da sentença. Não obstante, com o despontar da sociedade disciplinária, a privação de liberdade foi se tornando uma pena cada vez mais utilizada, até ser legalmente reconhecida pelos códigos penais. Este artigo visa, desde uma ótica penal-carcerária, analisar esta passagem do antigo ao novo regime na América Latina, enfatizando nesta esteira a emergência das prisões modelo, como no Brasil foi o caso das Casas Correcionais, ou das Penitenciárias, assim conhecidas em outros países da região. O surgimento destas instituições de novo cariz, não foram fruto de um processo homogêneo, nem responderam às mesmas concepções européias e norte-americanas.

Biografia do Autor

Tiago Da Silva Cesar, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Licenciado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/2003), e doutor também em História pela Universidad de Córdoba (UCO-Espanha/2010 Revalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/2011). Bolsista CNPq, desenvolve atualmente um trabalho de mestrado pela UNISINOS, sobre a formação da rede carcerária no Rio Grande do Sul imperial (1850-1888). Além da experiência na área de pesquisa em História, o nominado também transita pela história contemporânea do Brasil e da Espanha, com ênfase na história social das instituições punitivas, sistemas carcerários e polícia. Editor e membro do Conselho Editorial da Revista Latino-Americana de História - RLAH (ISSN 2238-0620).

Downloads

Publicado

2013-09-24

Como Citar

Cesar, T. D. S. (2013). Estado, Sociedade e o Nascimento da Prisão na América Latina. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 12(23). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1713

Edição

Seção

Dossiê