Triunfos militares e legitimação de poder na Antiguidade romana

Autores

  • Bruno Miranda Zétola

Palavras-chave:

triunfos militares, legitimidade de poder, Antiguidade

Resumo

Este artigo analisa a relação entre os triunfos militares e a legitimação de poder na Antiguidade romana. Os desfiles triunfais que os generais romanos faziam na Cidade Eterna, após suas batalhas, eram meios de narrar uma história que os glorificasse. Tal ritual foi adaptado, no período imperial romano, a fim de atender às necessidades políticomilitares dos Imperadores. A história que se expunha então almejava produzir consenso entre os exércitos romanos. Com o advento do cristianismo, nota-se que a história narrada pelos triunfos militares transforma-se na forma e no conteúdo. Adquire a forma de exemplum pedagógico ou de procissões solenes e passa a veicular o ideal de que o soberano vitorioso o é por conta da intercessão de Cristo.

 

 

Biografia do Autor

Bruno Miranda Zétola

Mestre e Doutorando em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); diplomata de carreira no Ministério das Relações Exteriores.

Downloads

Como Citar

Zétola, B. M. (2011). Triunfos militares e legitimação de poder na Antiguidade romana. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 5(10). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1361

Edição

Seção

Dossiê