Práticas decoloniais e ensino da História: uma experiência no qui- lombo ilha de são Vicente

Autores

  • Luziane Laurindo dos Santos
  • Martha Victor Vieira
  • Olivia Macedo Miranda de Medeiros

Resumo

Neste artigo nos propomos a problematizar as práticas no ensino de História que reproduzem os processos subalternizadores da colonialidade do poder (QUIJANO, 2000), buscando apontar alternativas decoloniais (WASH, 2013) a partir de uma releitura do ensino de História Local (SAMUEL, 1990) realizada por meio do projeto Quilombo um território sagrado em foco: Quilombo Ilha São Vicente e desenvolvido, em parceria, pela Escola Estadual de Ensino Médio Denise Gomide Amui e pelo Quilombo Ilha de São Vicente, ambos localizados no município de Araguatins-TO. Concluiu-se que o ensino de História Local é uma abordagem relevante para discutir questões étnico-raciais, especialmente por contribuir para que os estudantes experimentem uma aproximação com suas realidades locais a partir de horizontes inclusivos e diversos.

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Publicado

2024-04-10

Como Citar

Laurindo dos Santos, L., Victor Vieira, M., & Miranda de Medeiros, O. M. (2024). Práticas decoloniais e ensino da História: uma experiência no qui- lombo ilha de são Vicente. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 22(43). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11575