Temas controversos na aula de História: debates sobre mundos dissonantes
Palavras-chave:
Ensino de História, alteridade, temas controversosResumo
O artigo pretende trazer uma contribuição acerca das repercussões da crise
contemporânea na democracia sobre as aulas de História, em especial sobre temas socialmente controversos, nos quais determinados grupos são
apresentados pelos professores aos estudantes como um Outro a ser considerado. O artigo apresenta dois estudos de caráter etnográfico que
contribuem para a reflexão sobre os impactos da abordagem de tais temas em sala de aula, a partir de algumas categorias, tais como dialogismo (Bakthin, 2008) controvérsia (Montero, 2006), dissonância cognitiva (Festinger, 1957) e viés de confirmação (Wason, 1960). Ao fim, apresenta uma proposta para o enfrentamento dessas dissonâncias em sua face de interdição da
palavra e de destruição do outro, valorizandoas como possível manifestação democrática da diversidade de posições no espaço da aula de História, considerando seu potencial formativo para os estudantes e as exigências desafiadoras para a docência, em nossos tempos.