Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn Rüsen

Autori

  • Marcelo Fronza

Parole chiave:

Educação Histórica. Consciência histórica. Consciência moral.

Abstract

Um dos princípios básicos que fazem da Didática da História a função pública do conhecimento histórico é o humanismo. Propõe-se, neste trabalho, uma aproximação entre a consciência moral e a dimensão ética da cultura histórica no processo de constituição de uma didática humanista da História segundo os princípios da teoria da consciência histórica (RÜSEN, 2001, 2015a,2015b). Primeiramente é apresentado um breve levantamento sobre como as obras de Rüsen, referentes ao novo humanismo e à sua concepção didática de História foram incorporadas na Educação Histórica brasileira. Depois, é abordado um processo de transformação sobre como a questão moral foi reestruturada por Jörn Rüsen no âmbito das categorias da consciência histórica e da cultura histórica no âmbito da Didática da História.

Pubblicato

2021-04-28

Come citare

Fronza, M. (2021). Consciência histórica, consciência moral em relação com a natureza para uma didática humanista da História em Jörn Rüsen. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 19(38). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9989