Ensino de história entre a razão cognitiva, a razão estética e a razão política: uma proposta em direção à formação histórica

Autori

  • Jaisson Oliveira da Silva Universidade Federal de Santa Maria

Abstract

O presente trabalho, originado na prática docente na área de teoria e metodologia do ensino de história, no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, traz algumas breves reflexões acerca do ensino de história a partir da consideração tripartite da razão, que propõe a ideia de uma razão não apenas cognitiva, mas igualmente estética e política no trato do saber histórico. A argumentação metateórica que enseja tais pressupostos é creditada aqui ao historiador alemão Jörn Rüsen, sob as luzes lançadas pelas noções de formação histórica e cultura histórica.

Pubblicato

2011-04-21

Come citare

Silva, J. O. da. (2011). Ensino de história entre a razão cognitiva, a razão estética e a razão política: uma proposta em direção à formação histórica. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 7(14). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/710

Fascicolo

Sezione

Artigos