Ensino de história entre a razão cognitiva, a razão estética e a razão política: uma proposta em direção à formação histórica
Resumen
O presente trabalho, originado na prática docente na área de teoria e metodologia do ensino de história, no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, traz algumas breves reflexões acerca do ensino de história a partir da consideração tripartite da razão, que propõe a ideia de uma razão não apenas cognitiva, mas igualmente estética e política no trato do saber histórico. A argumentação metateórica que enseja tais pressupostos é creditada aqui ao historiador alemão Jörn Rüsen, sob as luzes lançadas pelas noções de formação histórica e cultura histórica.
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Publicado
2011-04-21
Cómo citar
Silva, J. O. da. (2011). Ensino de história entre a razão cognitiva, a razão estética e a razão política: uma proposta em direção à formação histórica. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 7(14). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/710
Número
Sección
Artigos