Apropriações da pedagogia racionalista na Escola Moderna Nº 1 (1912-1919)

Autori

  • Douglas Bahr Leutprecht
  • Norberto Dallabrida

Parole chiave:

Educação anarquista. Pedagogia racionalista. Escola Moderna Nº1.

Abstract

O presente artigo busca analisar o modelo pedagógico racionalista, elaborado na Escola Moderna de Barcelona, bem como a apropriação de tal modelo realizada por João Penteado, na Escola Moderna Nº1, em São Paulo. Para tanto serão utilizados, além da produção historiográfica acerca do tema, documentos produzidos nas instituições de ensino, visando a evidenciar as práticas pedagógicas das mesmas. Concluiu-se que a apropriação que João Penteado fez do pensamento ferreriano está ligada ao contexto sociocultural do Brasil do início do século XX, não sendo possível analisá-lo unicamente como uma “cópia” do modelo pedagógico racionalista.

Pubblicato

2018-09-21

Come citare

Leutprecht, D. B., & Dallabrida, N. (2018). Apropriações da pedagogia racionalista na Escola Moderna Nº 1 (1912-1919). MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 17(33). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6700