ESCOLAS E AULAS NOTURNAS AO ALCANCE DOS “HOMENS DE COR”: A BANDEIRA DA INSTRUÇÃO NO JORNAL O EXEMPLO (PORTO ALEGRE, RS, 1895 – 1904)
Abstract
Este artigo é resultado do levantamento de um conjunto de textos que tematizam sobre escolas e aulas noturnas para os “homens de cor” publicados no jornal O Exemplo, no Rio Grande do Sul, objetivando discutir como a editoria e os colaboradores do referido impresso inscrevem as escolas e as aulas noturnas ao alcance dos “homens de cor” em contraposição à ignorância. A análise procedeu a localização de referências/ocorrências da temática – escolas e aulas noturnas – entre 1895 e 1904, definido como recorte temporal. Ao estudar a imprensa como um veículo educativo, este artigo se insere no campo da História da Educação. Além disso, considera a diversidade de objetos e grupos étnicos sob a perspectiva teórico-metodológica da História Cultural, tentando decifrar a realidade do passado por meio das suas representações. A análise indica que os editores e colaboradores de O Exemplo empreenderam inúmeros esforços para seguirem levantando a bandeira da instrução e assegurarem que a escola e as aulas noturnas possibilitariam o “aperfeiçoamento moral e intelectual” dos “homens de cor”.
Palavras-chave: Escolas e aulas noturnas. Jornal O Exemplo. Homens de cor.