Proposte

Vai al Login o Registrazione sono richiesti per sottoporre articoli.

Lista di controllo per la predisposizione di una proposta

Durante la procedura di trasmissione di una proposta, gli autori devono verificare il rispetto dei seguenti requisiti; la submission potrebbe essere rifiutata se non aderisce a queste richieste.

Linee guida per gli autori

A Revista Métis publica artigos de autores que tenham a titulação mínima de Doutor. Serão aceitas submissões de Mestres e Doutorandos apenas em caso de coautoria com Doutores. O coautor precisa ter titulação mínima de graduado. Cada artigo poderá ter o número máximo de 03 autores.

Cada submissão de autor/coautor deve ter, no mínimo, dois anos de distância temporal da última publicação na Revista Métis.

A Revista publica artigos, entrevistas e resenhas em português, espanhol e italiano. Serão aceitos, excepcionalmente, originais em francês e inglês; a publicação fica condicionada nesse caso à possibilidade de tradução.

Os artigos devem ser inéditos no Brasil e observar as seguintes características técnicas: formato Microsoft Word ou OpenOffice; extensão mínima de 15 e máxima de 20 laudas; página A-4; fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento duplo.

Os artigos devem apresentar título, resumo de até dez linhas e três palavras-chave, todos em português e inglês.

O autor deverá submeter dois documentos separados, o texto do artigo (sem as propriedades de autoria, empresa) e um documento suplementar de acordo com as seguintes instruções:No início do texto do artigo somente deverá constar os títulos do artigo (português, e inglês), resumos e palavras-chaves nos dois idiomas, sem identificação do(s) autor(es). Deve-se evitar qualquer identificação direta ou indiretamente ao longo do texto

No documento suplementar, deverão ser apresentados o título do trabalho e o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), formação acadêmica, instituição(ões) a que está(ão) afiliado(s), cargo(s) que ocupa(m), endereço completo para correspondência e e-mail;Quando o trabalho for escrito por vários autores é preciso ordená-los de acordo com a contribuição de cada um; com o autor principal em primeiro lugar. Caso seja adotado outro procedimento, os autores deverão explicitar a razão.

Informar se o texto foi apresentado ou publicado anteriormente em anais de congresso;

-No final do documento suplementar, o(s) autor(es) deverá (ão) incluir um breve comentário de, no máximo, 10 linhas, apontando os principais avanços que o trabalho apresenta em relação ao tema em foco.

As ilustrações: sua identificação deverá aparecer na parte superior, precedida da palavra designada (figura, tabela, quadro, gráfico, mapa, imagem e outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Na parte inferior da ilustração, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, ainda que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto.A definição da(s) ilustração(ões) deve estar em alta qualidade para visualização e leitura, assim como o tamanho da fonte utilizado.

As citações literais curtas (menos de 3 linhas) são integradas no parágrafo, colocadas entre aspas. As citações de mais de três linhas são destacadas no texto em parágrafo especial, a 4 cm da margem esquerda, sem aspas e com fonte menor.

As notas devem vir no final do texto, não podendo consistir em simples referências bibliográficas. Essas devem aparecer no corpo do texto com o seguinte formato: sobrenome do autor em maiúsculas / vírgula / ano de publicação / vírgula / página ou páginas, separadas por hífen ou por vírgula, conforme o caso (WAGLEY, 1977, p. 160-162).

A bibliografia deve seguir as normas da ABNT e vir após as notas, em ordem alfabética de sobrenome.

As colaborações encaminhadas serão apreciadas pelos Conselho Editorial e Consultivo, pelo sistema blind rewiew, com prazo de 60 dias contados da data do recebimento para resposta ao primeiro ou único autor.

Todos os textos serão submetidos a dois pareceristas. No caso de haver pareceres discordantes, a Editoria enviará o trabalho a um terceiro consultor.

Os textos serão avaliados a partir de um formulário elaborado pela Editoria que tem como principais critérios de avaliação a forma e o mérito do trabalho, estabelecendo quatro níveis de recomendações: (a) publicar o texto na forma em que for apresentado; (b) publicar o texto, depois de cumpridas pequenas correções; (c) publicar o texto após revisão substancial; (d) rejeitar o texto.

Em casos especiais, a Editoria poderá enviar trabalhos específicos para pareceristas ad hoc, não-integrantes de seus Conselhos, observando a titulação mínima de doutor e/ou notória especialização, bem como especialidade na área do trabalho em questão.

Será garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação dos trabalhos.Serão aceitas resenhas de livros publicados (ou reeditados) no máximo há um ano, em caso de edição nacional, e no máximo há três anos, no caso de edição estrangeira.

As resenhas terão, no máximo, cinco (5) laudas e obedecerão ao mesmo formato dos artigos. Deverão, ainda, apresentar a referência completa das obras analisadas, mas não devem conter título.

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Resenha

Serão aceitas resenhas de livros publicados (ou reeditados) no máximo há um ano, em caso de edição nacional, e no máximo há três anos, no caso de edição estrangeira.

Informativa sulla privacy

I nomi e gli indirizzi email inseriti in questo sito della rivista saranno utilizzati esclusivamente per gli scopi dichiarati e non verranno resi disponibili per nessun altro uso.