Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica

Autores/as

  • Maria Auxiliadora Schmidt

Palabras clave:

Educação Histórica. Pesquisa e ensino de História. Jörn Rüsen.

Resumen

Uma das principais contribuições do historiador alemão Jörn Rüsen para inovações no campo das pesquisas sobre ensino de História é a fundamentação das  investigações na filosofia e na Teoria da História. Suas reflexões acerca da Didática da História anunciaram um novo paradigma para a natureza das pesquisas acerca da aprendizagem e do ensino de História, que tem caracterizado o campo da Educação Histórica. A partir desses pressupostos, foram tomadas como objetos de análise as perspectivas de investigação no campo da Educação Histórica, que vêm sendo realizadas no Brasil, indiciárias dessa renovação. Elas sugerem uma articulação entre as fundamentações na ciência da História e na pesquisa educacional, bem como relações que indicam o que o historiador faz quando pesquisa sobre o ensino de História. Resultados, ainda que parciais, citam várias questões a serem levadas em consideração, no que se refere  à pesquisa sobre aprendizagem de crianças e jovens,seja em ambiente escolar ou em outros ambientes de aprendizagem. Ademais, suscitam novas questões de investigação, que também serão apontadas neste  trabalho.


Publicado

2021-04-28

Cómo citar

Schmidt, M. A. (2021). Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 19(38). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9986