Naturalmente” feias, subalternas e masculinas: representações da mulher negra na revista Educação Physica (1939-1944)

Autores/as

  • Jéferson Luis Staudt
  • Magna Lima Magalhães

Palabras clave:

Revista Educação Physica. Gênero. Raça. Mulher negra

Resumen

Este texto propõe algumas reflexões sobre as representações da mulher negra na revista Educação Physica, durante a direção técnica de Hollanda Loyola (1939-1944). Em um contexto sociopolítico que creditava às mulheres o dever cívico de gerar a prole nacional fisicamente sadia e racialmente regenerada, a revista, cujos discursos concorriam à negação do grupo de mulheres negras, veiculou representações destas, ora por sua feminilidade desviante, ora por sua raça “naturalmente” feia e disgênica. Atendendo aos anseios políticos de seu tempo, o periódico materializou, a partir dos corpos que evidenciou e dos corpos que ocultou nasconcepções do belo e do maternal, seus anseios para o futuro da nação, uma vez que, na revista Educação Physica, regenerar, higienizar e civilizar eram sinônimos de branquear.

Publicado

2018-09-21

Cómo citar

Staudt, J. L., & Magalhães, M. L. (2018). Naturalmente” feias, subalternas e masculinas: representações da mulher negra na revista Educação Physica (1939-1944). MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 17(33). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6691