Práticas educativas nas fortalezas catarinenses: possibilidades de um diálogo plural e intercultural

Autores/as

  • Pedro Mülbersted Pereira
  • Elison Antonio Paim

Palabras clave:

Ensino de História. Interculturalidade. Patrimônio Cultural.

Resumen

O presente artigo analisa práticas educativas que têm sido desenvolvidas por professores da rede municipal de ensino de Florianópolis, nas fortalezas catarinenses tuteladas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a fim de apontar possibilidades de um diálogo intercultural, em torno do patrimônio. Objetiva relacionar estas práticas educativas com as configurações do campo do patrimônio no Brasil, a partir do referencial teórico de Walter Benjamin (2012), no diálogo com autores que lidam com a relação entre patrimônio e ensino de História, por meio de três entrevistas realizadas com professores da rede municipal de ensino de Florianópolis. Apontamos a possibilidade de estas fortalezas serem espaço de diálogo plural e intercultural, garantindo, assim, a efetiva democratização destes bens culturais.

Publicado

2018-09-21

Cómo citar

Pereira, P. M., & Paim, E. A. (2018). Práticas educativas nas fortalezas catarinenses: possibilidades de um diálogo plural e intercultural. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 17(33). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6688