Quilombolas e educação: vivências de ações afirmativas em três regiões brasileiras
Palabras clave:
Ações afirmativas. Quilombolas. Ecologia dos saberes. Educação. Vivências.Resumen
O presente trabalho visa a evidenciar, à luz da teoria da pluralidade dos novos saberes, três propostas desenvolvidas no âmbito das Ações Afirmativas, no que tange à educação formal e informal quilombola e ao acesso de quilombolas a projetos específicos, executados em três cidades brasileiras: Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul; Marabá, situada na região sudeste do Pará, e Redenção, localizada na região do Maciço do Baturité, no Ceará. Por meio de experiências in loco, de observações e da participação como formador e membro de comissões avaliadoras de políticas específicas em universidades, pode-se constatar, entre 2009 e 2018, resultados das políticas demandadas pelas populações quilombolas. Conclui-se que as ações das comunidades tradicionais são fundamentais para a superação da monocultura do saber para a construção de uma ecologia dos saberes, que seja potencializadora para a educação das relações étnico-raciais, bem como para a institucionalização das políticas de Ações Afirmativas na sociedade e nas universidades brasileiras.