Memórias e educação escolar indígena Kariri-Xocó: “por uma educação do nosso jeito”

Autores/as

  • Taysa Kawanny Ferreira Santos
  • Marizete Lucini

Palabras clave:

Memória. Educação Escolar Indígena. Interculturalidade.

Resumen

Este texto apresenta reflexões sobre memória, educação escolar indígena e interculturalidade. Resulta de pesquisa que objetivou analisar as memórias narradas nos suportes didáticos elaborados pelos indígenas Kariri-Xocó/AL e foi desenvolvida com o povo Kariri-Xocó, que habita o território indígena no município de Porto Real do Colégio, no Estado de Alagoas. O estudo orientou-se pela abordagem da pesquisa qualitativa em Educação e ancorou-se nos pressupostos da fenomenologiahermenêutica, porque objetivou evidenciar os significados atribuídos pelos sujeitos ao fenômeno pesquisado. Tratouse de um estudo de caso, em que se adotou uma postura etnográfica de pesquisa, na intenção de valorizar a escuta, as observações e o respeito às práticas culturais. Neste texto, privilegiamos a perspectiva das lideranças indígenas Kariri-Xocó sobre a importância da memória para a educação escolar indígena intercultural e diferenciada, como instrumento de resistência e de construção de relações de pertencimento cultural.

Publicado

2018-09-21

Cómo citar

Santos, T. K. F., & Lucini, M. (2018). Memórias e educação escolar indígena Kariri-Xocó: “por uma educação do nosso jeito”. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 17(33). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6682