Das ruas para os museus: a paisagem sonora como memória, registro e invenção
Palabras clave:
paisagem sonora – sons urbanos – patrimônio intangível – arte sonoraResumen
O conceito de paisagem sonora (soundscape) tem sofrido inúmeras transformações desde os primeiros escritos de Murray Schaffer na década de 1970. Este breve texto propõe analisar as implicações deste conceito, tripartindo-o numa reflexão sobre a percepção dos sons urbanos, à relação entre som e memória (arquivos e patrimônio intangível) e, por fim, a estetização da experiência do ouvir, exemplificada na crescente importância do som dentro dos museus, seja pela museificação da paisagem sonora, seja pela atuação dos assim chamados artistas sonoros (sound artists).
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Publicado
2017-12-21
Cómo citar
Meneguello, C. (2017). Das ruas para os museus: a paisagem sonora como memória, registro e invenção. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 16(32). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5674
Número
Sección
Dossiê