REOLON por nós mesmos: o Trabalho de Conclusão do Mestrado Profissional em História e o conceito de Produto

Autores/as

  • Eliana Rela UCS
  • Caroline Dall'Agnol UCS

Palabras clave:

Mestrado Profissional. Produto. Ensino de História. Audiovisual.

Resumen

O texto tem por objetivo apresentar o estudo: “Como me veem?”, “Como eu me vejo?”: análise do olhar audiovisual para o reconhecimento da identidade do adolescente, como produto do trabalho de conclusão de um Mestrado
Profissional em História. O produto, como possibilidade expressiva, pode ser
compreendido como material didático originado em mestrado profissional, na
área de ensino, destacando-se como uma das modalidades de produção acadêmica para os mestrados profissionais. Tal entendimento sobre o que é produto não é consenso entre os Programas de Pós- Graduação,  ecessitando discussões, reflexões e sínteses, a partir de experiências já ocorridas ou em
andamento. No estudo mencionado, levou-se em consideração três fases para a produção: definições das concepções teóricas; construção da metodologia, e proposta interdisciplinar. O documentário foi produzido com participação direta do docente de História e seus alunos, em escola de Ensino Fundamental.

Biografía del autor/a

Eliana Rela, UCS

Professora Drª pela UFRGS, PPGIE. Enquadramento funcional: tempo integral no  Curso de História da Universidade sde Caxias do Sul e Curso Tecnólogo em Fotografia, na mesma Universidade. Titular para disciplinas de estágio em História; História da Fotografia e Gestão de Acervos Fotográficos. Coordenadora do Programa de Formação de Professores da UCS; do Centro de Documentação da UCS; e do Programa de Investigação e Resgate da Imagem e do Som/ IRIS.

Caroline Dall'Agnol, UCS

Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade de Caxias do Sul.

Publicado

2016-07-15

Cómo citar

Rela, E., & Dall’Agnol, C. (2016). REOLON por nós mesmos: o Trabalho de Conclusão do Mestrado Profissional em História e o conceito de Produto. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 15(29), 178. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4484

Número

Sección

Artigos