Ensinar e aprender História na escola: reflexões a partir da categoria experiência

Autores/as

  • Marcus Bomfim
  • Octavio Pontes

Resumen

O objetivo deste texto é sustentar uma aposta teórica na categoria experiência como potente para produzir deslocamentos sobre o ensinar e o aprender História na escola. A partir de uma postura epistêmica discursiva inscrita na pauta pós-fundacional, do reconhecimento da especificidade epistemológica do conhecimento histórico escolar e de sua condição narrativa, desenvolvemos nossas reflexões tendo como corpus empírico um conjunto de dissertações desenvolvidas no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) que operam com essa categoria. Assim, exploramos a categoria “experiência”, formulada a partir das contribuições de autores inscritos em distintas matrizes teóricas para pensar tanto a produção desse conhecimento em sala de aula, como as possibilidades de sua aprendizagem.

Publicado

2024-04-10

Cómo citar

Bomfim, M., & Pontes, O. (2024). Ensinar e aprender História na escola: reflexões a partir da categoria experiência. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 22(43). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11583