Lugares de (in)visibilidade dos homens negros nos livros didáticos de História: uma breve discussão

Autores/as

  • Paulo Souto Maior
  • Paulo Dourian Pereira de Carvalho

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar os lugares de (in)visibilidade de homens negros no livro didático de História do ensino médio História, Sociedade e Cidadania, de Alfredo Boulos Júnior (2013). Por intermédio de uma abordagem focada em interpretar o conteúdo das narrativas presentes na obra, problematizamos as masculinidades com o esforço de cruzálas com as impressões preliminares que tivemos durante o estudo do material. Inferimos que, na fonte estudada, existem ausências e silenciamentos acerca não somente das masculinidades negras, mas também de temas importantes que as atravessam, como questões ligadas a raça e gênero.

Publicado

2024-04-10

Cómo citar

Souto Maior, P., & Pereira de Carvalho, P. D. (2024). Lugares de (in)visibilidade dos homens negros nos livros didáticos de História: uma breve discussão. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 22(43). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11582