O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTube

Autores/as

  • Mariana Destro Marioto
  • Marcelo Fronza

Resumen

: O ponto principal do artigo está em pensar sobre a aprendizagem histórica dos alunos diante de vídeos de siriri cuiabano encontrados no YouTube. A percepção de história que os alunos carregam quando em contato com as fontes audiovisuais de uma dança regional aproxima, ou não, das referências que compõe a vida de cada estudante, diante disso, pensando em como as danças regionais podem ser significativas no processo de ensino de História, por meio do conceito de consciência e aprendizagem histórica pautados por Jörn Rüsen, o trabalho busca investigar como o passado dialoga com os jovens estudantes de sexto ano da escola pública, e busca, especificamente, analisar quais as narrativas históricas são construídas em contato com as fontes, observar quais os significados dados ao conhecimento histórico presente no siriri e refletir sobre a forma como as danças estão presentes na cultura escolar.

Publicado

2024-04-10

Cómo citar

Destro Marioto, M., & Fronza, M. (2024). O que dizem os alunos? A aprendizagem histórica dos jovens estudantes por meio do siriri em vídeos do YouTube. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 22(43). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11578