Saberes em Torno da Reeducação das Relações Étnico-Raciais: Lembranças e Reflexões

Autores/as

  • Júlio César Virgínio da Costa
  • Mariane Barbosa da Cruz
  • Quelle Mariana da Silva Rios

Resumen

Este presente artigo tem como objetivo refletir sobre a necessidade e a importância da implementação da Lei 10.639.03 nas escolas brasileiras para que haja uma real reeducação étnico racial. Esse trabalho é fruto do projeto de pesquisa A Lei 10.639/2003: múltiplas possibilidades e perspectivas da prática educativa na educação básica para promoção de uma reeducação das relações étnico-raciais que foi iniciado em 2019 e que teve como objeto de estudo o Colégio de Aplicação da UFMG, o Centro Pedagógico, e a Festa da Consciência Negra realizada na instituição desde 2012. Aqui, utilizaremos alguns documentos coletados durante a pesquisa, como entrevista com docentes do CP e imagens referentes ao evento citado acima, objetivando compreender as práxis pedagógicas realizadas no espaço e quais seus reflexos nos discentes e na comunidade escolar como um todo.

Publicado

2024-04-10

Cómo citar

Virgínio da Costa, J. C., Barbosa da Cruz, M., & da Silva Rios, Q. M. (2024). Saberes em Torno da Reeducação das Relações Étnico-Raciais: Lembranças e Reflexões. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 22(43). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11574