Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e ser
Resumen
Este artigo é fruto de uma reflexão teórica sobre uma constatação ocorrida em uma aula ministrada no curso de ensino de História e o seu desdobramento em pesquisa, curso de extensão e de formação continuada. A proposta foi analisar junto ao corpo discente a possibilidade de enxergar os negros e negras presentes nas fontes históricas oitocentistas enquanto sujeitos históricos produtores de formas de fazer, saber e ser. Para dar conta da experiência do ensino, pesquisa e extensão, o texto encontra-se dividido em quatro partes, apresentando a problemática e a forma de abordá-la, o aparato teórico escolhido e sua aplicação e, por último, o relato de uma pesquisa itinerante que operou no interior de três estados brasileiros (Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco).Descargas
Publicado
2024-04-10
Cómo citar
Gustavo Mendel Souza, L. (2024). Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e ser. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 22(43). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11572
Número
Sección
Dossiê