Pesquisas em Ensino no Mestrado Profissional de História da FURG: estudo de caso da consolidação de um campo de investigação histórico

Autores/as

  • Júlia Silveira Matos Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Palabras clave:

Mestrado profissional em História, Ensino de História, Estudo de caso

Resumen

O presente artigo tem como proposta apresentar um estudo de caso do processo de consolidação do campo de investigação em Ensino de História no Mestrado Profissional em História, pesquisa e vivências de Ensino e Aprendizagem da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Como o primeiro mestrado aprovado na área de História da CAPES com concentração em pesquisas no campo do Ensino de História, esse curso tem especificidades que serviram e servem de exemplo para outros programas e propostas de natureza semelhante. Por isso, entendemos a relevância desse estudo de caso, assim como da retomada da história de criação, implementação desse curso e pesquisas desenvolvidas nessa trajetória, que passa de dez anos de existência, com mais de cem trabalhos de conclusão do mestrado já defendidos.

Biografía del autor/a

Júlia Silveira Matos, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Associada IV da Universidade Federal do Rio Grande, orientadora de Mestrado no Programa de Pós-graduação em História da FURG, especialista em pensamento intelectual brasileiro, historiografia e livros didáticos e atualmente se dedica a pesquisa no campo das aprendizagens históricas.

Publicado

2025-04-08

Cómo citar

Matos, J. S. (2025). Pesquisas em Ensino no Mestrado Profissional de História da FURG: estudo de caso da consolidação de um campo de investigação histórico. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 23(45). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11499

Número

Sección

Dossiê