A memória bíblico-histórica da teologia da libertação: aprendizagem histórica e orientação temporal de um movimento histórico

Autores/as

  • Mairon Escorsi Valério Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Teologia da Libertação, Educação, Ensino de História.

Resumen

RESUMO: Entre as décadas de 1960 e 1980 a teologia da libertação legitimou seu projeto político-religioso por meio de uma hermenêutica bíblica que valorizou o papel dos oprimidos. Articulou essa leitura com a construção de uma memória histórica de uma igreja latino-americana comprometida com os pobres que ligava a teologia à história e orientava seu discurso para um projeto educativo das bases. Nosso objetivo é compreender o papel dessa memória bíblico-histórica como elemento de orientação temporal no projeto educativo da teologia da libertação, utilizando perspectivas metodológicas e teóricas da história cultural, para pensar as articulações entre memória, história, identidades e usos políticos e sociais do passado, além de elementos da didática da história para problematizar a aprendizagem da história em ambientes não-escolares.

Palavras-chave: Teologia da Libertação, Educação, Ensino de História.

Biografía del autor/a

Mairon Escorsi Valério, Universidade de São Paulo

Professor Doutor da USP (Universidade de São Paulo) do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação (FEUSP). Licenciado em História, Mestre e Doutor em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A partir dos referenciais da História Cultural das Religiões tem como foco de pesquisa o aspecto cultural do catolicismo da libertação no Brasil e na América Latina, a constituição das redes de intelectuais religiosos transnacionais, suas estrutura discursiva, seu diálogo com as ciências humanas e a dimensão simbólica de suas representações sobre a América Latina. Pesquisador e professor da área de ensino de história, com foco no diálogo entre educação, teoria da história e religião. É membro do Centro de Estudos em História Cultural das Religiões (CEHIR)

Publicado

2025-01-24

Cómo citar

Valério, M. E. (2025). A memória bíblico-histórica da teologia da libertação: aprendizagem histórica e orientação temporal de um movimento histórico. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 22(44). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11468

Número

Sección

Artigos