Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História: relações possíveis entre comunidades escolares e comunidades tradicionais
Palavras-chave:
Relações étnico-raciais. Comunidades tradicionais. Ensino de história.Resumo
O artigo apresenta resultados de estudos que problematizam conexões entre o Ensino de História, a Educação das Relações Étnico-Raciais e a relação das comunidades escolares com as comunidades tradicionais, especificadamente quilombolas e indígenas. Destaca as formas de recepção da Lei 10.639/03, nas escolas do município de Palmares do Sul, localizadas em terras próximas de uma aldeia Mbya Guarani – Teko’a Yriapú, assim como de um Quilombo – Limoeiro. O marco temporal da análise vincula-se ao contexto pós-aprovação das Diretrizes Curriculares correlatas à Lei, em 2004. Apresenta produção de dados, de caráter teórico e empírico, com metodologia deabordagem qualitativa, como análise documental, entrevistas e grupo de discussão. Referencia teoricamente autores da perspectiva pós-colonial e descolonial. Observa ações promovidas pelos educadores e gestores do sistema educativo local para enfrentamento de preconceitos raciais.