Quilombolas e educação: vivências de ações afirmativas em três regiões brasileiras

Autores

  • Arilson dos Santos Gomes

Palavras-chave:

Ações afirmativas. Quilombolas. Ecologia dos saberes. Educação. Vivências.

Resumo

O presente trabalho visa a evidenciar, à luz da teoria da pluralidade dos novos saberes, três propostas desenvolvidas no âmbito das Ações Afirmativas, no que tange à educação formal e informal quilombola e ao acesso de quilombolas a projetos específicos, executados em três cidades brasileiras: Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul; Marabá, situada na região sudeste do Pará, e Redenção, localizada na região do Maciço do Baturité, no Ceará. Por meio de experiências in loco, de observações e da participação como formador e membro de comissões avaliadoras de políticas específicas em universidades, pode-se constatar, entre 2009 e 2018, resultados das políticas demandadas pelas populações quilombolas. Conclui-se que as ações das comunidades tradicionais são fundamentais para a superação da monocultura do saber para a construção de uma ecologia dos saberes, que seja potencializadora para a educação das relações étnico-raciais, bem como para a institucionalização das políticas de Ações Afirmativas na sociedade e nas universidades brasileiras.

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Publicado

2018-09-21

Como Citar

Gomes, A. dos S. (2018). Quilombolas e educação: vivências de ações afirmativas em três regiões brasileiras. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 17(33). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6685