ESCOLAS E AULAS NOTURNAS AO ALCANCE DOS “HOMENS DE COR”: A BANDEIRA DA INSTRUÇÃO NO JORNAL O EXEMPLO (PORTO ALEGRE, RS, 1895 – 1904)

Autores

  • Ricardo Costa de Sousa Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Resumo

Este artigo é resultado do levantamento de um conjunto de textos que tematizam sobre escolas e aulas noturnas para os “homens de cor” publicados no jornal O Exemplo, no Rio Grande do Sul, objetivando discutir como a editoria e os colaboradores do referido impresso inscrevem as escolas e as aulas noturnas ao alcance dos “homens de cor” em contraposição à ignorância. A análise procedeu a localização de referências/ocorrências da temática – escolas e aulas noturnas – entre 1895 e 1904, definido como recorte temporal. Ao estudar a imprensa como um veículo educativo, este artigo se insere no campo da História da Educação. Além disso, considera a diversidade de objetos e grupos étnicos sob a perspectiva teórico-metodológica da História Cultural, tentando decifrar a realidade do passado por meio das suas representações. A análise indica que os editores e colaboradores de O Exemplo empreenderam inúmeros esforços para seguirem levantando a bandeira da instrução e assegurarem que a escola e as aulas noturnas possibilitariam o “aperfeiçoamento moral e intelectual” dos “homens de cor”. 

 

Palavras-chave: Escolas e aulas noturnas. Jornal O Exemplo. Homens de cor.

Biografia do Autor

Ricardo Costa de Sousa, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professor Adjunto do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia. Pós-doutor em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal do Maranhão e em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Santa Terezinha. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE). É líder do GPHEMA – Grupo de Pesquisa em História da Educação, Memórias e Acervos.

 

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Publicado

2025-02-26

Como Citar

de Sousa, R. C. (2025). ESCOLAS E AULAS NOTURNAS AO ALCANCE DOS “HOMENS DE COR”: A BANDEIRA DA INSTRUÇÃO NO JORNAL O EXEMPLO (PORTO ALEGRE, RS, 1895 – 1904). MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 23(45). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11523

Edição

Seção

Artigos