Pesquisas em Ensino no Mestrado Profissional de História da FURG: estudo de caso da consolidação de um campo de investigação histórico

Autores

  • Júlia Silveira Matos Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Palavras-chave:

Mestrado profissional em História, Ensino de História, Estudo de caso

Resumo

O presente artigo tem como proposta apresentar um estudo de caso do processo de consolidação do campo de investigação em Ensino de História no Mestrado Profissional em História, pesquisa e vivências de Ensino e Aprendizagem da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Como o primeiro mestrado aprovado na área de História da CAPES com concentração em pesquisas no campo do Ensino de História, esse curso tem especificidades que serviram e servem de exemplo para outros programas e propostas de natureza semelhante. Por isso, entendemos a relevância desse estudo de caso, assim como da retomada da história de criação, implementação desse curso e pesquisas desenvolvidas nessa trajetória, que passa de dez anos de existência, com mais de cem trabalhos de conclusão do mestrado já defendidos.

Biografia do Autor

Júlia Silveira Matos, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Associada IV da Universidade Federal do Rio Grande, orientadora de Mestrado no Programa de Pós-graduação em História da FURG, especialista em pensamento intelectual brasileiro, historiografia e livros didáticos e atualmente se dedica a pesquisa no campo das aprendizagens históricas.

Downloads

Publicado

2025-04-08

Como Citar

Matos, J. S. (2025). Pesquisas em Ensino no Mestrado Profissional de História da FURG: estudo de caso da consolidação de um campo de investigação histórico. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 23(45). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11499

Edição

Seção

Dossiê