A memória bíblico-histórica da teologia da libertação: aprendizagem histórica e orientação temporal de um movimento histórico

Autores

  • Mairon Escorsi Valério Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Teologia da Libertação, Educação, Ensino de História.

Resumo

RESUMO: Entre as décadas de 1960 e 1980 a teologia da libertação legitimou seu projeto político-religioso por meio de uma hermenêutica bíblica que valorizou o papel dos oprimidos. Articulou essa leitura com a construção de uma memória histórica de uma igreja latino-americana comprometida com os pobres que ligava a teologia à história e orientava seu discurso para um projeto educativo das bases. Nosso objetivo é compreender o papel dessa memória bíblico-histórica como elemento de orientação temporal no projeto educativo da teologia da libertação, utilizando perspectivas metodológicas e teóricas da história cultural, para pensar as articulações entre memória, história, identidades e usos políticos e sociais do passado, além de elementos da didática da história para problematizar a aprendizagem da história em ambientes não-escolares.

Palavras-chave: Teologia da Libertação, Educação, Ensino de História.

Biografia do Autor

Mairon Escorsi Valério, Universidade de São Paulo

Professor Doutor da USP (Universidade de São Paulo) do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação (FEUSP). Licenciado em História, Mestre e Doutor em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A partir dos referenciais da História Cultural das Religiões tem como foco de pesquisa o aspecto cultural do catolicismo da libertação no Brasil e na América Latina, a constituição das redes de intelectuais religiosos transnacionais, suas estrutura discursiva, seu diálogo com as ciências humanas e a dimensão simbólica de suas representações sobre a América Latina. Pesquisador e professor da área de ensino de história, com foco no diálogo entre educação, teoria da história e religião. É membro do Centro de Estudos em História Cultural das Religiões (CEHIR)

Publicado

2025-01-24

Como Citar

Valério, M. E. (2025). A memória bíblico-histórica da teologia da libertação: aprendizagem histórica e orientação temporal de um movimento histórico. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 22(44). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11468

Edição

Seção

Artigos