A memória bíblico-histórica da teologia da libertação: aprendizagem histórica e orientação temporal de um movimento histórico
Palavras-chave:
Teologia da Libertação, Educação, Ensino de História.Resumo
RESUMO: Entre as décadas de 1960 e 1980 a teologia da libertação legitimou seu projeto político-religioso por meio de uma hermenêutica bíblica que valorizou o papel dos oprimidos. Articulou essa leitura com a construção de uma memória histórica de uma igreja latino-americana comprometida com os pobres que ligava a teologia à história e orientava seu discurso para um projeto educativo das bases. Nosso objetivo é compreender o papel dessa memória bíblico-histórica como elemento de orientação temporal no projeto educativo da teologia da libertação, utilizando perspectivas metodológicas e teóricas da história cultural, para pensar as articulações entre memória, história, identidades e usos políticos e sociais do passado, além de elementos da didática da história para problematizar a aprendizagem da história em ambientes não-escolares.
Palavras-chave: Teologia da Libertação, Educação, Ensino de História.