As fabulações da indústria cultural e as interações com o poder
Palavras-chave:
cinema, informação, meios de comunicação, política, pensamento críticoResumo
As ebulições da sociedade adquirem corpo por meio das diversas formas e manifestações, desde revoluções político-ideológicas até protestos pacíficos das vanguardas artísticas e culturais. Mais recentemente, os atentados terroristas têm desnorteado governos e populações pela falta de receitas convencionais para tratar do fenômeno. O interesse aqui reside na força poética da denúncia, que se expressa pelo cinema. O cinema é um forte determinante na construção dos imaginários individual e coletivo. Os filmes evocam a memória pública e põem nossos desejos pessoais em relação com as aspirações sociais. Os filmes são capazes de modificar nossas posições, balançar nossas crenças, criar a polêmica que tem como virtude, além de manter a alta bilheteria do bem cultural, ativar o pensamento crítico, acessando realidades e dados diversos. Aí um caráter importante do uso de um poderoso meio de informação e entretenimento para fins políticos, caracterizando a pós-modernidade nos novos modos de teorização e apresentação de trabalhos híbridos de arte e política; novos modos de produção, consumo e circulação de bens simbólicos; novas experiências cotidianas de diferentes grupos em busca de informações, identificações que desassossegam o estado de acomodação das coisas.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).