v. 3 n. 06 (2004): Ciberespaço, Comunicação e Criação
APRESENTAÇÃO
A relação entre criação e comunicação na cibercultura foi o norte escolhido para o presente número da revista Conexão. O tema que considera as formas de produção e de circulação de informações no ciberespaço é tratado por especialistas brasileiros, de atuante desempenho na área de Comunicação, convidados a integrar este volume. A gama variada de enfoques, determinados pelos próprios autores, configura a presença decisiva das tecnologias e a imperiosa necessidade de se refletir sobre as formas de comunicação na era digital. Por meio de textos analíticos, a edição oferece aos seus leitores um percurso criativo e detalhado pelos meandros de diversas linguagens, da poesia ao vídeo, do cinema, à realidade virtual imersiva e aos games, tendo como base o espaço rico de criação com as tecnologias digitais e os fenômenos da comunicação interativa.
O leitor encontrará ensaios que problematizam noções arraigadas como a de autoria, assim como propõem novos conceitos como o de interestética, repercutindo em questões da cultura digital na estética midiática contemporânea. A coletânea traz, ainda, ensaios pontuais sobre a influência da cultura digital, descentralizando e potencializando linguagens tradicionais como a do vídeo e a do cinema, retomando, neste último caso, bandeiras estéticas do anos 60 como o fim da moldura e a participação na obra, até se chegar na interatividade e imersão. É oferecido um panorama histórico sobre a arte telemática e suas práticas coletivas, assim como uma discussão sobre a idéia de imaginário como uma capacidade virtual por excelência de cada indivíduo.
Ao expandir o campo de percepção, o ciberespaço oferece novas experiências sensórias, conjugando sistemas biológicos e artificiais. Comenta-se, neste caso, produções artísticas específicas como a imersão emcaves. O corpo dotado de interfaces é apresentado em uma das modalidades mais recentes e de alto potencial, a do computador “vestível”. Outro tema de criação que oferece a comunicação em moldes interativos e imersivos, trazido pelo ciberespaço é o dos jogos eletrônicos aqui tratado com o início da história dos games eletrônicos, fenômeno capaz de fomentar, até hoje, a criatividade de designers, programadores, artistas, músicos e cineastas. Aborda-se, por fim, questões da poética digital dirigida para o público infantil e o imaginário da cibercultura, enfatizando sua corrente de ficção-científica, os chamados cyberpunks.
No segmento Conexões, apresenta-se importante defesa sobre uma mudança epistemológica na comunicação gráfica contemporânea. No encerramento, o cinema volta à tona, desta vez sob o viés de sua força poética de denúncia.
Diana Domingues
Editora convidada
Maurício Moraes
Editor executivo